Nos últimos anos venho acompanhando vários empreendedores por meio de consultorias ou mentorias, alguns destes empreendedores estão criando suas Startups, outros são empresários consolidados em determinados segmentos e se lançando no universo de inovação , entretanto existe um componente que é comum em ambos os casos, o mindset voltado à inovação.


– Mas na prática, o que é pensar em inovação?

Para começar a responder esta pergunta, gostaria de começar com uma imagem que vem circulando frequentemente na Internet.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O primeiro passo é pensar como um empreendedor, que na minha opinião, tem como principal característica a habilidade de agregar valor à um determinado produto, serviço, solução, etc.


Assim chegamos no primeiro grande pilar da Inovação, que é “agregar valor”.


Partindo da premissa que toda inovação deve agregar valor à algo, gosto de conceituar o processo de inovação como uma forma de abordagem diferente para fazer algo que traga benefícios reais ao cliente, seja trazendo uma nova experiência, solucionando problemas, reduzindo custos, gerando facilidade e comodidade, enfim, trazendo benefício.



– Mas como pensar de forma inovadora?

Certa vez o psiquiatra, pesquisador e escritor, Dr. Augusto Cury citou uma frase que dizia “As grandes idéias surgem da observação dos pequenos detalhes“, por mais simples que pareça a afirmação, esta é a grande base do processo de inovação, a observação.

Observar como as pessoas e empresas se comportam, se relacionam, quais são as práticas e culturas e políticas adotadas, quais são seus problemas e como os abordam, e enfim, identificar onde podemos gerar benefícios reais. A partir disso o questionamento deve ser se conseguimos ter uma nova abordagem para gerar estes benefícios de forma mais inteligente (que agregue valor), se a resposta for sim, provavelmente encontrou um potencial para criar algo inovador.

Inicialmente pode parecer que grandes ideias só saem de mentes brilhantes, entretanto você vai perceber que a partir do momento que começar a observar de forma mais criteriosa o mundo ao seu redor, identificar onde pode gerar algum tipo de benefício e pensar em uma abordagem diferente para aquilo, possibilidades de inovação começam a aparecer com frequência.


Acredito que todos nós podemos pensar em soluções inovadoras, entretanto, ideias sem execução serão sempre “somente ideias”, então quando esbarrar em uma oportunidade de invar, se planeje e tire a ideia do papel.


Lembre-se que “pensamentos nos conduzem a tomar ações e estas ações que conduzem aos resultados”, então quando tiver algo inovador nas mãos, REALIZE.


Sucesso aos novos empreendedores !!!