Valuation

Por que fazer um Valuation?

alguns dos motivos para descobrir o valor de uma empresa

Captação de Investimentos

Atraia investidores sérios com relatório que valora seu know-how. Garanta uma negociação técnica.

Venda da Empresa

Venda pelo valor real, não pelo que oferecem. Tenha uma boa base de negociação.

Negociação Societária

Redistribuição de cotas, entrada ou saída de sócios, com transparência e sem traumas.

Dissolução Matrimonial

Valuation imparcial garante divisão justa e ágil, evitando conflitos pessoais desvalorizem seu patrimônio.

Vamos marcar uma conversa on-line?

Etapas do Valution

01. Diagnóstico

Objetivo:  Compreender profundamente o negócio, validar dados e definir premissas estratégicas para a construção do modelo de valuation.

Alinhamento das Expectativas

Reunião inicial com os sócios para compreender e alinhar os objetivos, expectativas e principais desafios enfrentados.

Apresentação para a Equipe Envolvida

Reunião rápida com a equipe e/ou pessoas chaves envolvidas no processo (financeiro, contábil, jurídico, …), informando o início do trabalho consultivo, de forma a não gerar qualquer tipo de burburinho errôneo que possa causar impacto negativo no clima organizacional.

Coleta de Dados

Análise de informações e documentos relevantes, como relatórios contábeis, financeiros, estrutura societária, estrutura de capital, dívidas, investimentos, ativos, entre outros que sejam necessários para entendimento do cenário atual.

Entrevistas com equipe envolvida (pontualmente e se necessário), tendo como objetivo obter uma visão mais apurada das informações obtidas.

Eventual entrevista com prestadores de serviços terceiros (contador, advogado, …) para entendimento e/ou esclarecimento de dúvidas pontuais.

Avaliação do Desempenho Econômico

Análise detalhada das demonstrações financeiras e contábeis, indicadores de performance, fluxo de caixa, margens operacionais, necessidade de capital de giro, necessidade de contingenciamento financeiro, entre outras informações levantadas que deverão ser compiladas.

Diagnóstico Societário

Avaliação da estrutura societária, participações, acordos societários (formais e/ou informais), due dilligence dos sócios e impacto perante a empresa (riscos, vínculos, …), bem como, avaliação sucessória.

Benchmarking e Análise de Mercado

Quando possível, comparação com empresas do mesmo setor para identificar melhores práticas e oportunidades de diferenciação.

Análise do posicionamento da empresa no mercado e identificação de novas oportunidades de crescimento.

02. Projeções e Modelagem

Objetivo:  Após a conclusão da fase de diagnóstico, será necessário construir projeções, projetar fluxos de caixa, calcular as bases e o valor da empresa.

Modelagem Financeira

Projeções de receitas, custos, despesas, EBITDA, fluxos de caixa (direto e indireto), fluxo de caixa livre, NCGL, …

Perenidade

Aplicação do método de perpetuidade (Gordon) ou múltiplo de saída.

Definição da taxa de desconto (WACC)

Cálculo do custo de capital próprio (CAPM) e custo da dívida (se aplicável).

Equity Value

Cálculo do valor da empresa.

Análise de sensibilidade

Teste de impacto nas premissas críticas (ex.: WACC, taxa de crescimento, …).

03. Relatório de Valuation

Objetivo:  Sintetizar conclusões em um relatório técnico com metodologia e premissas bem estruturadas, devidamente detalhado.

Relatório Final de Valuation

Apresentação das bases e premissas.

Valor justo da empresa e intervalo de confiança.

Análise de sensibilidade e cenários (se aplicável).

Apresentação Executiva

Apresentação executiva.

Metodologias Utilizadas

Esse método calcula o valor de um ativo com base nos fluxos de caixa futuros esperados, descontados a uma taxa que reflete o risco do investimento (custo de capital, WACC), além de considerar a perpetuidade do negócio/empresa.

Compara a empresa com congêneres do setor usando indicadores relativos (ex: P/L, EV/EBITDA), derivando o valor com base em benchmarks de mercado.

Descubra quanto vale sua empresa